A comasmuieestá muito presente nos dias de hoje. Na área laboral as mulheres ainda devem se enfrentar com essa desigualdade, além de ter que enfrentá-la, também, na vida política e domiciliar.

Segundo os dados fornecidos pela ONU, as mulheres representam quase a metade da população mundial, 49,6%. São aproximadamente 3,8 bilhões de pessoas. Acontece que no Brasil a situação está no contrário das estatísticas mundiais. A população total do país é de 202 milhões de pessoas. As mulheres são maioria na população brasileira, aproximadamente 51,4%.

Além disso, o sexo feminino é que tem a maior media em relação à aos anos de escolaridade.

As mulheres também apresentam as melhores estatísticas em relação ao tempo de vida, 78 anos contra 71.

Com tudo isso, e mesmo sendo a maioria da população do país, e tendo os melhores registros de estudo, as mulheres são tratadas sem igualdade em relação aos homens, em muitos casos, tem seus direitos desrespeitados. A violência física, psicológica e até discriminação são algumas das situações que podem ser abordadas dentro de esse quadro. Mas, além disso, existe desigualdade nos espaços da vida política e no mercado de trabalho.

Segundo as pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), a média da quantia salarial das mulheres é 30% inferior ao salário de homens. Mas ainda continuam as estatísticas. No âmbito político apenas 51 deputados são mulheres, sendo no total de 513. No caso do senado, apenas 13 de 81 representantes são mulheres.

Mas, nos assuntos de trabalho doméstico, a desigualdade é muito maior. Em média, homens dedicam 10,9 horas semanais à casa, enquanto mulheres 25,3 horas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s