Cada dia é possível ouvir os jornais falando desse assunto, a lavagem de dinheirolavaseco. A lavagem de dinheiro é uma prática totalmente ilegítima. A realização dessa prática pode constituir cadeia para os envolvidos e o castigo de pagamento de multas de milhões de reais.

O objetivo da lavagem de dinheiro, dito de forma bem simples, é limpar o dinheiro sujo. Esse dinheiro pode estar sujo por conta de proceder de atividades ilícitas, como o tráfico de drogas, armas, corrupção e desvio de dinheiro, atividades de prostituição, sequestro, extorsão, roubo ou muitas outras possibilidades.

O assunto fundamental é levar o dinheiro que vêm de canais ilícitos para o sistema financeiro, parecendo que provêm do comercio de forma limpa.

A forma em que o dinheiro é levado é a través de canais falsos. Um exemplo pode ser uma empresa de fachada.

A pessoa que está se enriquecendo ilicitamente pode abrir uma empresa que costuma movimentar bastante dinheiro. Assim, além da quantidade normal e legal de dinheiro que é obtida no dia a dia, é adicionada outra quantia do dinheiro ilícito na conta corrente do restaurante, assim os valores são misturados, parecendo que toda a ganância é dos serviços prestados pela empresa.

Existem também alguns países em que não é questionada o origem do dinheiro da empresa, e as informações são guardadas com total sigilo. Estes são os países denominados de paraísos fiscais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s