No primeiro dia do mês de Maio se comemorou o dia Internacioworkersnal do Trabalho em todo o mundo. No Brasil, a situação de trabalho vem em alta dada a situação econômica do país. Considerando essa situação e o quadro atual de desemprego, é possível ver como reflete na renda que da população e também, as consequências que têm na formalização do trabalho.

Segundo alguns dos especialistas na área trabalhista a recessão econômica pode ser adjudicada à crise política que Governo está vivendo na atualidade. O que também é preocupante para alguns especialistas, é a possibilidade de mudanças em relação aos direitos trabalhistas já adquiridos, no momento em que o Poder Executivo sofra a mudança. Mesmo que muitos direitos tenham sido adquiridos ao longo do tempo, ainda existem muitas perguntas e reclamos em relação a direitos do dia a dia do trabalhador.

Por isso, é importante conhecer alguma das possibilidades mais recorrentes em relação aos direitos dos trabalhadores.

Muitos trabalhadores reclamam porque são suspensos por não participar de reuniões de trabalho fora do horário
. Mas, a grande questão é que essas horas não são compensadas de nenhuma forma para o trabalhador. Não existe pagamento de horas extras ou redução da jornada laboral.

É importante ter em claras duas coisas: O trabalhador é um empregado subordinado da empresa e tem a obrigação de participar das reuniões agendadas. Entretanto, a empresa tem a obrigação de realizar os pagamentos das horas extras. Se não existe compensação pela atividade extrajornada, o funcionário tem o direito de reclamar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s