Segundo um relatório de informações do Infompen (Informações Penitenciárias), o último Levantamento Nacional de informações, traçou um perfil da população penitenciária Brasil e no mundo,heyy e fez revelações importantes em relação ao Brasil.

Segundo as informações fornecidas nas últimas semanas, os estabelecimentos prisionais do Brasil custodiam mais de 620 mil presidiários. No total são 622.202 detentos registrados a dezembro do ano 2014. Do número total de presos, 40% são presos provisórios. Isto quer dizer que são presos que ainda não foram julgados.

As informações fornecidas revelam o que não é mais notícia: existe um grande crescimento da população carcerária, acentuado de forma especial nos últimos anos. O incremento da quantidade de presos é especialmente acentuado pela alta taxa de presidiários provisórios, e também pelas detenções relacionadas ao tráfico de drogas. São quase 250.000 encarcerados que poderiam responder ao processo estando em liberdade.

Os dados também revelam que nos últimos cinco anos a população carcerária cresceu mais de 150%, isto é muito acima dos níveis normais de crescimento global da população. Existe um grande problema que está muito ligado com o crescimento da população carcerária: a superpopulação prisional.

Segundo foi explicado no informe, seis dos Estados brasileiros apresentam excessos na quantidade de pessoas por vaga. Atualmente, no regime fechado há mais de duas pessoas presos por vaga. Os casos mais graves se dão nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Amazonas.

Aliás, uma importante informação indica que a população carcerária no Brasil é majoritariamente jovem. As estatísticas indicam que 55% dos presos têm entre 18 e 29 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s