Após as revelações dos reconhecidos Panama Pappersliberta, muitos esquemas de corrupção foram expostos, o que trouxe investigações de parte de diferente autoridades a nível nacional e, sobretudo, internacional.  No caso particular do qual falaremos, inclui uma investigação conduzida pelo reconhecido FBI, e esta mostrando como a maior competição de futebol no continente americano era afetada pelos esquemas corruptos. A Copa Libertadores de América.

Os esquemas de corrupção envolviam a grandes dirigentes da Conmebol e a Confederação Brasileira de Futebol. A corrupção como evasão fiscal, propinas para dirigentes, mudança ou controle nos horários dos jogos, até mesmo poder na decisão da escalação dos times que jogavam a Copa Libertadores.  A operação comunmente chamada de Panama Papers consiste na filtração de documentos confidenciais do escritório de advocacia Mossack Fonseca, no Panamá.

Segundo as pesquisas e investigações de jornais e repórteres, são pelo menos 15 empresas as que tinham controle sobre o torneio continental de futebol. Algumas delas ainda são desconhecidas, mas muitas já foram descobertas. Países como Panamá, por questões legais, têm a possibilidade de manipular informação de forma livre, e sem dar a conhecer os nomes das empresas investigadas. Estes são os conhecidos paraísos fiscais.

As empresas offshores, que estão abertas nestes paraísos fiscais, têm registro nas lhas Cayman, Ilhas Virgens Britânicas, Chipre, entre muitos outros. Segundo foi revelado, as empresas recebiam os pagamentos das redes de televisão para obter os direitos de transmissão da competição esportiva. Inclusive, as documentações dos Panama Papers mostraram a implicação do ex-presidente da Conmebol Nicolás Leoz em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s