A ICICMSMS é a sigla de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

Com a crise ainda presente, a inflação se encontra quase em todo canto. Mas a inflação não será a única vilã dos contribuintes neste ano.

A alíquota do ICMS, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, se incrementou em 20 estados, além do Distrito Federal. O tributo, estadual, é um dos que mais pesam e incide sobre produtos e serviços considerados essenciais, como telefonia e telecomunicações, e também os supérfluos, como cosméticos, bebidas alcoólicas e cigarro.

O presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o IBPT, declarou que houve um aumento geral de todos os impostos. Mas sem duvida, o incremento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é que vai ter mais impacto sobre o bolso da população. Este imposto movimenta grandes valores altos e é cobrado sobre tudo o que se consome e não há como escapar a isso. Quem termina pagando mais é o consumidor final, a final de contas o aumento do ICMS tem um efeito cascata que toca toda a cadeia produtiva.

Segundo as declarações do presidente, todos esses aumentos serão repassados de forma indireta para o consumidor. “Vai ter impacto na inflação. As empresas vão repassar os custos nos preços de seus produtos e serviços”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s