lulasNo Brasil, todo ano muitos trabalhadores sofrem acidentes de trabalho. São muitos os acidentes, e a grande maioria é causada pela falta de atenção e a falta de uso de os diversos equipamentos de segurança e proteção. Esta falta de uso de equipamentos acontece no ámbito individual e no coletivo. Cada ano acontecem aproximadamente 410 mil acidentes no trabalho, falando só dos casos que são registrados no país. Desse total, aproximadamente três mil trabalhadores vêm a óbito, resultando em um custo de mais de R$ 32 bilhões para os cofres públicos.

O diretor de imprensa do Sintespi, Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Piauí, comentou que os dados recolhidos são arrepiadores. É por isso, que existe uma grande necessidade da discutir o uso dos mencionados equipamentos de segurança e também da presença de um profissional da área.

Marcos Martins, que diretor da Sintespi, sinala que algumas recomendações precisam ser seguidas sem duvidar, visando o acontecimento de acidentes, tanto leves quanto fatais, sobretudo na área da construção civil, que registra o maior número de casos de acidentes. O profissional afirma que as empresas são obrigadas a contratar um técnico em segurança do trabalho.

Martins acrescentou, “Empresas com mais de 50 funcionários precisam ter um técnico em segurança do trabalho, para que ele possa orientar os trabalhadores e oferecer melhores condições de trabalho e equipamentos. Se a empresa não tiver esse profissional, o Ministério do Trabalho e Emprego é acionado e, caso a empresa insista em não se regularizar, poderá sofrer sanções”.

Anúncios

Uma resposta »

  1. […] das coisas mais importantes a conhecer para saber como devemos nos comportar em casos de acidentes no trabalho, são os principais tipos de acidentes que podem acontecer. Existem os acidentes que são […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s