Alguns dos jornais do Brasil falaram e apresentaram uma alerta importante sobre os direitos das mulheres que tem câncer de mama. Dentro dos direitos para as mulheres com esta doença, estão direitos esquecidos ou que ninguém utiliza por não saber ao certo que e quais são esses direitos.  Por exemplo: a isenção de alguns impostos, uso do FGTS: Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e de forma especial a reconstrução mamária, que muitas vezes não se reclamam os direitos por não haver conhecimento da questão. Essa reconstrução não é só pcancer de mamazela rede pública, como pelos planos de saúde, no momento da cirurgia para retirada parcial ou total da mama.

A advogada Gabriela Guerra que é especialista em direito da saúde explicou algumas das questões. Segundo ela, muitas vezes nos casos de câncer de mama, a mulher em tratamento deve fazer a mastectomia às vezes total ou parcial, que é a remoção completa da mama, nessas situações, elas têm direito para a reconstrução da mama.

Se as mulheres devem passar por essas operações é obrigatório, tanto o plano de saúde ou tanto para o estado cobrir as despensas. De acordo com a Lei 12.802/2013 que é legislação em vigência, a mama deve ser reconstruída na mesma cirurgia em que se realizou a mastectomia.
Se a paciente é uma mulher idosa, ela pode fazer conta do beneficio de amparo assistencial ao idoso e deficiente. A paciente deverá comprovar que tem uma renda familiar inferior a um quarto de um salário mínimo.

A aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença também são benefícios que podem gozar essas pacientes.  Depois de passar pela pericia da INSS, e sendo constatada a situação, elas têm direito a aposentadoria ou auxilia-doença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s