Na atualidade escutar de alguém que foi demitido é muito comum. A crise está sendo cada vez maior e a quantidade de demissões vai subindo. Os setores mais frequentes de casos de demissão é o setor de comercio e o de serviços. Mas o que realmente é importante seja qualquer caso de demissão que aconteça, é conhecer as determidemitidonações que as empresas devem cumprir a risca em relação ao trabalhador.

A legislação trabalhista contem muitas determinações e infelizmente, nem todas as empresas cumprem suas obrigações, procedendo de forma errada e faltando a regulamentação da lei.  Todo isso, só faz c
om que o tempo da demissão seja ainda mais difícil. Se este é seu caso, procure evitar que você, seja danificado em seus direitos, por isso, é importante que se conheça alguns pontos importantes.

Se você acabou de ser demitida, deve no primeiro momento exigir que a comunicação da demissão seja feita por escrito.  Acontece é que algumas empresas têm adotado a pratica de dispensar o trabalhador de forma verbal, solicitando que de ele ficar em casa até receber suas verbas rescisórias, para depois de acontecido o prazo de 30 dias, alegar o “abandono de emprego.”.

No momento de assinar o documento, preste muita atenção em cada dizer contido, pois se a empresa estiver demitindo o trabalhador sem qualquer motivo relevante, dev
erá constar “Dispensa Sem Justa Causa“ ou “Término de Contrato de Experiência“.

Se a demissão é feita e especificada no documento: “Dispensa com Justa Causa”, o valor do pagamento das verbas será muito inferior. Isto fez com que muitas empresas demitam seus trabalhadores ‘por justa causa’, com o evidente objetivo de não pagar o que lhe é de direito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s