Com o apoio da Interpol, o Brasil desenhou uma estratégia para impedir ataques cibernéticos durante os Jogos, protegendo dos hackers os sistemas oficiais, porque um ataque poderia criar caos, ataques e roubos nas redes.

O mais comum no ciberterrorismo é o fato que a identificação dos hackers é difícil, na maioria olimpicosdas vezes, ocorre de forma anônima e é protegido por mensagens criptografadas, e requer a cooperação internacional para poder ver as informações.

Sites do governo foram ‘hackeados’ nos últimos cinco anos e alguns especialistas têm denunciado a vulnerabilidade de seus sistemas, embora durante a Copa do Mundo nenhum grande incidente foi relatado e as comunicações operaram sem problemas.

O Secretário do Ministério da Justiça para Grandes Eventos, Andrei Passos Rodrigues afirmou:

“Nós temos um nível de maturidade para enfrentar o terrorismo e ciberterrorismo no nível de qualquer outra nação que propõe a realização de tais eventos importantes como estes”.

O encarregado do trabalho é o Centro de Defensa Cibernética.

Nos destacamentos de defesa cibernética, mais de 100 especialistas em delitos e ataques cibernéticos são os encarregados de trabalhar e proteger o tempo prévio até os Jogos Olímpicos, que começam no dia 5 de agosto do ano que vem. Daí pra frente, o número sobe para cerca de 200 pessoas, se for somada a rede de instituições parceiras, que atuarão sob a coordenação-geral do CDCiber.

O CDCiber já planejou as ações de segurança nas copas das Confederações e do Mundo de Futebol, disputadas em 2013 e 2014 no Brasil. Nesta ocasião o acontecimento será outro, más vai ser essencialmente o mesmo aos anteriores nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s