Primeiro devemos entender que o fator previdenciário não é uma coisa de agora. Ele existe desde o ano 1999. Não foi criada pela atual presidenta Dilma Rousseff. Tendo isso claro, o seguinte é entender com certeza o que é e qual é sua funcionalidade.  O fator previdenciário é só uma fórmula da área matemática que permite fazer um calculo entre o tempo de contribuição e a idade, procurando o cálculo das aposentadorias.fatorprev

O calculo está baseado em quatro elementos. O primeiro são as alíquotas de contribuição. O segundo é a idade do trabalhador. O terceiro é o tempo de contribuição à previdência, sendo o último a expectativa de vida da pessoa.  Estes quatro elementos, em si, toda a formula do fator previdenciário é utilizado no caso que alguém tenha a vontade ou necessidade de se aposentar antes da idade fixada para aposentadoria, isto quer dizer antes de fazer 65 anos no caso dos homens, e 60 anos nas mulheres.

O que faz diferença nestes casos, é que o fator previdenciário é feito para calcular os números precisos. E quanto mais jovem seja a pessoa que realiza o calculo pelo fator previdenciário, menor quantidade de aposentadoria recebe.

O beneficio para o Governo, é basicamente a possibilidade de economizar mais,incrementando também, a quantidade de arrecadação, porque mais trabalhadores continuam contribuindo por mais tempo antes de tomar a decisão de se aposentar.

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que muda o cálculo para a fórmula nomeada de 85/95.

Com esta nova fórmula, a economia será de R$ 50 bilhões até 2026, sendo que anteriormente iria aumentar os gastos da Previdência Social: Mais de R$ 3 trilhões, o que seria totalmente inviável. Não seria possível pagar aposentadoria para todos os cidadãos porque não haveria dinheiro suficiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s