sao paulo spNuma contagem do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP) foi revelado que até o mês de Abril, só na cidade de São Paulo, que é o maior mercado imobiliário do Brasil, o número dos imóveis novos em estoque ou chamados de encalhados já superou o recorde negativo do ano passado.

No total havia acumuladas 28.021 unidades disponíveis para venda, até o mês de abril. Segundo o Secovi-SP, a oferta equivale a um estoque para 23 meses – considerando a média de 12 meses de vendas, que é de 1.230 unidades. A oferta explica o sindicato, corresponde a imóveis residenciais novos na planta, em construção e prontos.

Segundo levantamentos do primeiro semestre, os imóveis se desvalorizaram 4,5% no primeiro semestre ao mesmo tempo em 20 cidades brasileiras. No são Paulo o recuo foi ligeiramente menor, de 3,7%. O Rio de Janeiro teve queda mais expressiva, de 5,2%.

Nos seis primeiros meses deste ano, o preço médio do metro quadrado dos imóveis anunciados teve desvalorização de 4,5%. Há quatro anos, o mesmo período registrou uma valorização real de 9,8%.

A desvalorização acontece porque o preço anunciado pelos proprietários tem crescido menos do que a inflação, estimada em 6,1% pela Fipezap com base nas projeções do mercado financeiro consultadas pelo Banco Central.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s