Para o professor de Direito Penal Raul Nepomuceno, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a legalização das drogas no Brasil é uma opção arriscada, dada as consequências que a facilidade de acesso poderia resultar. O professor declarou, “Há um dilemlegalia para nós em Direito Penal: até que ponto a pessoa, no consumo de drogas, não causa danos para a sociedade?”.

Apesar de ser vista como “progressista” Nepomuceno critica a atual legislaçdorgaso brasileira de 2006, o que, segundo ele, não teria alcançado os seus objetivos propostos. “Esta legislação aumentou a repressão contra quem é acusado de tráfico, o que é uma contradição, porque então vou diminuir a repressão ao usuário se isso vai aumentar a demanda por drogas?”.

Para Nepomuceno, no entanto, a legalização da maconha no Brasil é uma opção a ser considerada pela classe política brasileira. “Para saber se a legalização vai aumentar ou não o consumo de maconha existe apenas duas possibilidades: ou nós estudamos o caso de países que já legalizaram, analisando se existem condições semelhantes ao nosso país, ou tentar de legalizar aqui no Brasil”.

O Delegado Orlando Zaccone questiona a eficácia do atual modelo de combater às drogas e afirma que o objetivo da diminuição da maioridade penal no Brasil é transformar o encarceramento em um grande negócio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s