A questão da imigração, debatido por muito tempo na Europa e EUA tornou-se um assunto importante no Brasil nos últimos anos. O governo brasileiro deve urgentemente se preparar para as dificuldades em relação a esse assunto.

Recentemente o governo brasileiro suspenso o envio a São Paulo de Haimigrantesitianos que entraram no país cruzando fronteira com o Peru. Os albergues estão saturados na maior cidade do país, segundo as autoridades.

Além disso, o Governo vai tratar com mais rigor a entrada ilegal de haitianos no país, e para isso pretende aumentar a segurança de suas fronteiras e estreitar as relações com países vizinhos para impedir que organizações criminosas transportem imigrantes ilegais para o Brasil.

O Brasil é o único país do MERCOSUL que não assinou a sobre a Convenção Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes e Membros de Sua Família, elaborado em 2003 pela ONU.

O debate sobre as políticas públicas que facilitem a vida de quem chega ao território brasileiro torna-se cada vez mais necessário à medida que o número de imigrantes estrangeiros dispara no país: entre 2000 e 2010, houve um aumento de 86,7% – de 143 mil para 286 mil – apenas entre aqueles que viviam por aqui há pelo menos cinco anos e em residência fixa.

Enfatiza-se a necessidade de se construir apoio aos direitos dos migrantes no Brasil. Se acredita que imigrantes regularizados ajudariam os brasileiros a lutar para que todos os direitos humanos fossem respeitados. “Queremos melhorar os serviços públicos, não apenas para o imigrante ser tratado melhor, mas para que todos sejam.” E desabafa: “O Brasil perde muito ao não resolver essa questão. Há inúmeros imigrantes na área de confecções, por exemplo, e o país ganharia muito ao transformar isso em trabalho digno.”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s