O tema da Guarda Compartilhada, e a outra face do assunto, a alienação parental, vêm ocupando a cena no direito de família.

Hoje em dia as famílias têm diferentes estruturas, podendo ser: plurais, tradicionais, podendo estar formadas por casais de sexos diferentes ou iguais, e mesmo podendo ser pluriparentais, são aquelas famílias que tem nossa atenção e exigem reflexão.

A diversidade e a pluralidade dos modelos familiares traduzem valores e formas dfamily businesse relações entre gerações, e entre os sexos, e intrincadas questões e decisões que colocam o Legislativo e o Judiciário, atropelados pela velocidade em que ocorrem essas mudanças. São ameaçadas as convicções que escapam ao modelo idealizado, e mesmo aqueles conhecidos de família, e surgem, assim, angústias antes impensadas.

A questão de base, latente àquelas manifestas nas leis e nos litígios, reside, no modelo de família que se tem em mente e nas políticas e leis que a ele atendem. A família é anterior às codificações e à forma que a elas se queira imprimir. E ela resiste ao movimento inverso, resiste à apropriação de sua finalidade por instituições e ideologias que a queiram submeter; na verdade às instituições ela deve inspirar.

Em busca de novos horizontes, distantes daqueles moldados nos moldes conhecidos de família são com a compreensão do que faz uma família, de quais as bases de sua constituição e, sobretudo, de qual sua finalidade, é que podemos tentar resgatar o norte da família no que diz respeito a filhos e pais.

O norte nos é dado não só pela compreensão quê estrutura as famílias, de sua finalidade em tempos pós-modernos, mas pela escuta cotidiana de filhos sujeitos aos litígios entre os adultos por eles responsáveis. A escuta de crianças e adolescentes traduz seu superior interesse: a invariável realidade de que os vínculos são mais realistas e verdadeiros com os pais que delas cuidam e sua invariável necessidade e pleito de que seus pais, sobretudo, se entendam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s