Este 17 de maio foi celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia. Conhecendo a data, é importante saber o progresso e situação atual em relação ao Brasil do casamento e uniões civis entre homossexuais.

Com 14 votos a favor e um contra a legalização, foi aprovado em 2013 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o casamento igualitário em todo o território brasileiro. Antes disso, no país tinha validade à união civil entre pessoas do mesmo sexo desde 2011. Mais tarde, em 2013, foi permitido a legalizá-las.

casamentogayNo prazo de dois anos após a adoção da resolução do Conselho Nacional de Justiça, foram registrados quase 3,7 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo em todo o território brasileiro.

Segundo dados que foram divulgados pelo registro civil do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE) em dezembro de 2014, São Paulo tem a liderança de casamentos com 1.945 registros. Do total desses números, foram feitas 897 uniões entre homens e 1.048 foram feitas entre mulheres. O único estado do Brasil que não registrou nenhum casamento entre pessoas do mesmo sexo, foi o estado de Acre.

De acordo com dados da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), o Distrito Federal registrou nos últimos 24 meses, 245 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. No primeiro ano, foram registrados 122 casamentos. No segundo ano, os últimos números confirmaram a média local: foram 123 registros.

Na Região Norte, a média anual chega a 10 casamentos desde a aprovação da resolução. Fora a não existência de uniões no estado de Acre, Roraima apresentou dois casamentos; o estado de Amazonas, sete; e Rondônia apresentou 10 legalizações de união estável. Já a Região Sudeste lidera, com São Paulo em primeiro lugar no ranking nacional (1.945 uniões), seguido pelo Rio de Janeiro, com 211 casamentos, e Minas Gerais, com 209.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s