Até o dia 30 de abril você pode enviar suas questões sobre a declaração do Imposto de Renda 2015

O consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB | Sage respondereu diariamente cinco perguntas enviadas por internautas de um importante veículo nacionalimposto de renda.

Algumas das perguntas que podem nos ajudar:

1) Sou divorciado e faço todos os meses o depósito referente à pensão alimentícia de minha filha, porém, esta não e descontada em meu holerite, simplesmente faço deposito bancário na conta da ex esposa. Como fazer a declaração deste valor?

Resposta: Somente é dedutível a pensão alimentícia, em cumprimento de decisão judicial, ou em decorrência de separação ou divórcio consensual realizado por escritura pública. Nesse caso, na ficha “Pagamentos Efetuados” informe pagamento efetuado.

2) Minha esposa entra como minha dependente no meu imposto de renda. Ela trabalhou em 2014. Porém ela sempre foi isenta do IR em virtude do valor que recebia. A dúvida é: Eu preciso incluir os rendimentos dela em minha declaração? Se isso ocorrer, acabarei pagando imposto pois vai acumular com meu rendimento.

Resposta: Para considerá-la dependente é obrigatório que os rendimentos por ela recebidos sejam informados em sua declaração.

Em 2014 recebi 2 meses de auxilio doença e depois trabalhei 1 mês em uma prefeitura e depois outro mês em outra. Somente na 3ª permaneci o restante do ano (9 meses). Tenho que declarar os valores recebidos nos trabalhos que fique apenas 1 mês? Como declarar tal valor, onde pego o total recebido?

Resposta: O contribuinte deve declarar todos os seus rendimentos, mesmo que não tenha recebido de várias fontes pagadoras. Os rendimentos do trabalho devem ser informados na ficha “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica” e o auxilio doença na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” linha 24.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s