jubiladosPor mais difícil que seja dedicar tempo e dinheiro para um período que vai demorar 15, 20, 30 anos para chegar, começar a investir na aposentadoria em diversas frentes é a saída para não ficar à mercê das dificuldades econômicas durante a velhice.

Daqui a duas décadas, alguns profissionais da atualidade de quase 40 anos, irão querer usufruir de uma vida tranquila quando precisarem reduzir o ritmo de trabalho. Para isso, é preciso criar uma carteira de investimentos para onde se destine 20% da renda mensal. Nessa porcentagem mensal, estão entre outros destinos, a previdência privada, ações e Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B) – títulos com rentabilidade vinculada ao IPCA, acrescidos de juros e que estão entre as principais recomendações de especialistas para quem quer aplicar em longo prazo. Essa postura deve ser iniciada assim que possível, desde o início da carreira.

Foi o que aconteceu com o médico Paulo Saunders, que antes dos 30 começou a guardar um percentual bem menor, em torno de 5%, pensando nesse futuro ainda distante. As diversas opções que o mercado oferece dão alternativas melhores do que as apostas que os aposentados de hoje fizeram no passado, como são a poupança e imóveis. Para ela, é preciso rever esses conceitos e procurar aplicações que rendam mais.

É preciso buscar principalmente o que renda acima da inflação. Além da estratégia, é preciso priorizar a reserva para a aposentadoria seguinte. Tem que ser visto como investimento, mesmo que ao parecer seja pouco ou quase imperceptível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s