Segundo a estimativa da Polícia Militar, no domingo de 15 de março, quase um milhão de pessoas, saíram nas ruas de São Paulo para fazer atos de protesto e se manifestar contra a corrupção e pedir a os gritos a deBrazil Protestposição da presidente.

A movimentação popular teve eco em outros estados brasileiros e acabou tendo repercussão nas páginas dos jornais internacionais.

Para que o processo de impeachment aconteça e seja feita destituição da figura no cargo público, no caso, a presidente, é necessária que esteja demonstrado que a pessoa cometeu um crime comum o que incorreu num crime de responsabilidade. Maiores detalhes figuram na Lei 1.079/50.

Muitas pessoas pensam que pedir a abertura de um processo de impeachment é responsabilidade dos parlamentares, mas isso não é assim. Qualquer cidadão pode encaminhar uma denúncia ao Congresso ou ao Superior Tribunal Federal.

Depois de realizada a denúncia, o presidente da Câmara dos Deputados é o encarregado de julgar o texto e, se decide continuar, é quem conseguirá abrir uma comissão especial para analisar o pedido.

A denúncia para a abertura do processo penal deve ser feita por uma única pessoa. Na documentação não pode faltar autoria. Deve ser assinada pela mesma pessoa que exponha denúncia, utilizando uma firma reconhecida em cartório.  Deve haver documentos comprobatórios ou uma declaração atestando a impossibilidade de apresentá-los. Se há testemunhas, uma lista de nomes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s