O acesso universal à água potável e ao saneamento é um direito humano que para todas as casas, locais de trabalho e até mesmo para os refugiados devem ser garantidos, segundo as conclusões que foram recolhidas das declarações finais na “Cúpula da Água” que foi realizada em Budapeste.

Os 1.500 participantes concordaraaguam com a necessidade de alcançar o acesso geral e universal à água potável e ao saneamento como parte dos direitos humanos em todas as casas, escolas, centros de saúde, locais de trabalho e outros, como de emergência e nos campos de refugiados.

A ONU estima que até 2030, 40 por cento da humanidade sofrerá escassez de água, na sequência de uma demanda que deverá crescer em 40 por cento em comparação a situação atual.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, o húngaro János Martonyi, concordou com o que foi dito pelo relator especial da Organização das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Esgotamento Sanitário, o brasileiro Léo Heller. Ele defende a inclusão do acesso à água e ao saneamento básico como direito de toda população na Constituição Federal.

A água deve unir e não dividir, isso deve ser uma fonte de prosperidade e não a miséria. Para atingir estes fins devem-se melhorar os diferentes sistemas que gerenciam os recursos hídricos. Assim esclarece o documento final da cúpula, que não esquece a importância de proteger os ecossistemas.

Um dos temas centrais do fórum foi à poluição das águas e as consequências para a saúde. Neste sentido, a declaração diz que temos de reduzir a poluição da água, aumentando o tratamento e reutilização da água para proteger a saúde das pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s