manifestacoesAs várias manifestações que acontecem no país e também no mundo inteiro influenciam o desenvolvimento da economia. Segundo o analista da CM Capital Markets, as manifestações observadas durante o discurso da presidente Dilma no último domingo também impactaram o mercado.

Marco Aurélio Barbosa, o analista da CM Capital Markets, comentou que é preocupante e por primeira vez em muitos anos um presidente não possui aquela popularidade que normalmente apresenta nos primeiros 100 dias de governo.

O Banco central prosseguiu seu trabalho dando sequência no seu programa de operações no mercado cambiário. Começaram as projeções pessimistas que apontam um menor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e um incremento na inflação. Essas previsões intensificaram o mau humor no mercado.

Além dessa crise interna que afeta vários sectores, existem fatores externos que continuam pressionando o dólar e as moedas estrangeiras. A pressão é forte, em especial a economia dos Estados Unidos e sua recuperação, que poderia levar o banco central americano a elevar os juros no país.

O aumento desses juros deixa os títulos americanos -considerados de baixo risco e cuja taxa de remuneração acompanha a oscilação do juro básico- mais chamativos aos investidores do exterior com experiência internacional; que preferem investir seus dólares lá e levar os recursos para países de maior risco, como emergentes, incluindo o Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s