Uma classificação e levantamento por parte do Ministério Público do Trabalho revelou que das mais de 3,000 denuncias de assédio moral feitas no ano passado, quase um 35% são relativas a bancos.  Só do ano 2012 ao ano 2013, a quantidade de acusações aumento um 7,4%, e assim continua ano trás ano.

Muitos trabalhadores sofrem de distúrbios psiquiátricos. Crises de choro, dor no corpo, ansiedade, insônia; são só alguns dos muitos sintomas e consequências do assédio moralassedio moral.

Mas esse assédio é evidente pela elaboração de metas.  Por exemplo, se algum funcionário não atinge os objetivos e metas num mês, no seguinte é obrigado e pressionado a cumprir.

Quando consegue cumprir é obrigado para que no seguinte mês alcance objetivos ainda maiores, e os supere.  Não há limites. Os empregados são obrigados a fazer hora extra, tudo com o objetivo de cumprir as metas, sendo humilhados e apresentando uma possível perda do trabalho.

Nos casos de assédio moral ou agressão, ocorrem danos na saúde física, emocional, metal e profissional.

As vítimas podem ter desde mal estar, depressão, até dificuldades gástricas, hipertensão e anorexia. Para enfrentar as dificuldades o tratamento deve ser feito com psiquiatra, medicamentos e psicólogo e pode levar anos.

As pessoas estão conhecendo mais o que é o assédio moral e, assim, descobrem como defender com mais força os seus direitos.

A recomendação é não deixar passar muito tempo.  Procure o caminho para denunciar o caso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s