Quando a gente fala do conjunto de medidas que se utilizam na procura de diminuir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e a proteção da integridade. Estamos falando de segurança do trabalho.

Essa segurança do trabalho é definida pelas normas e leis. A organização internacional do trabalhosegurança do trabalho indica algumas normas, mas especificamente no Brasil, normas regulamentadores compõe a legislação de Segurança do trabalho.

A equipe de segurança do trabalho se compõe de diferentes profissionais. O técnico de segurança do trabalho, o engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e enfermeiro do Trabalho.  Esse quadro deve estar presente em todas as empresas, já é exigido pela lei.

O profissional de segurança do trabalho pode atuar numa área bem ampla. É possível atuar nas esferas da sociedade onde estejam envolvidos trabalhadores.  Ele sempre atua conforme a sua formação, seja enfermeiro, engenheiro, etc.

O médico e o enfermeiro se dedicam a saúde ocupacional. Eles procuram prever doenças realizando consultas, sarando ferimentos, indicando vacinas, exames periódicos, etc.

O engenheiro, assessora empresas na segurança e higiene do trabalho, executa campanhas educativas sobre prevenção de acidentes.

Além disso, ele realiza estúdios de acidentes de trabalho e doenças na área profissional. Para minimizar os custos de segurança da empresa o melhor é fazer investimentos na prevenção de acidentes.  Muitos empresários têm a ideia errônea que devem diminuir seus investimentos nos equipamentos de proteção.  Mas na verdade, o custo de um acidente pode trazer grandes perdas à empresa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s