Violência e insegurança tem sido um flagelo que bate mais forte na América Latina. Neste sentido, o Brasil é um dos países da região que mais sofre deste problema. No ano passado, o custo da violência no pabrasil sangrentoís e chegou a 5,4% do PIB, o que representa um valor próximo de 258 bilhões de reais.

Em 2013, o investimento em segurança pública cresceu 8,65% em relação ao ano anterior, um registro superior, por exemplo, ao aumento da inflação e ao nível de crescimento econômico.

Apesar das grandes quantidades de dinheiro destinadas para combater a violência e insegurança, poucos resultados foram alcançados com sucesso. Nesse sentido, alguns analistas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, argumentaram que os gastos não garantem que os problemas irão se resolver. “Nosso sistema de segurança pública, em geral, foi quebrado” acrescentaram.

Mesmo com o forte gasto do governo, o Brasil ainda tem um alto índice de criminalidade, chegando a 24,8 homicídios por 100 mil habitantes, segundo os últimos dados de 2013.

Enquanto isso, o Chile, por exemplo, destina apenas 0,8% do seu PIB para a segurança pública, e registrou apenas 1,1 assassinatos por 100.000 habitantes. Nos EUA, a taxa é de 4,7, enquanto que na União Europeia é de 1,1.

Economistas explicaram que o problema do investimento público em segurança pública acontece, também, pela descontinuidade dos projetos. Além disso, o custo da violência é um obstáculo para o desenvolvimento do país e, acabam tirando dinheiro de outras áreas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s