alta na inflacaoOs mercados financeiros agravaram suas estimativas para a economia brasileira em 2015. Aumentaram a sua previsão de inflação em 2015 de 6,67% para 6,99%, conforme o relatado pelo Banco Central do Brasil.

A meta do governo brasileiro para o ano 2015 é de manter a inflação em torno de 4,5%, mas estabelece um limite de dois pontos percentuais, ou seja, as previsões passam claramente do limite imposto pelo governo de 6,5% e está perigosamente perto de 7%.

Em paralelo, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi igualmente pessimista indo de 0,38% para apenas 0,13% do PIB em 2015, representando um crescimento zero do pib.

Os dados obtidos com o Banco Central confirmaram o pessimismo sobre a economia brasileira, apesar dos esforços na semana passada do novo ministro das Finanças, Joaquim Levy, para convencer os seus homólogos no Fórum Econômico em Davos (Suíça) de que o Brasil conseguirá se enfrentar aos altos níveis de inflação e atrair investimentos.

Qualificado pela mídia no Brasil como “o favorito dos mercados”, Levy foi particularmente ativo em expor as suas medidas corretivas para o déficit primário das contas do Governo do Brasil, seus planos para o controle da inflação e o forte ajuste fiscal.

O objetivo do ministro é restaurar a confiança dos investidores internacionais como a forma mais eficaz para retomar o crescimento de 4%, que os especialistas dizem que seria o mínimo que a oitava potência mundial precisaria ficar nessa posição. Os investidores internacionais parecem ter a confiança perdida na força do Brasil como potência regional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s