Os estupros aumentam no Brasil a cada ano. A violência sexual em todo o Brasil se fez evidente depis que foi exposta uma situação em concreto teve repercussão nacional. No Rio de Janeiro  um caso de turista americana chegou as primeiras páginas em jornais de todo o mundo.violencia sexual

Ao contrário dos casos das mulheres brasileiras, que permanecem em silêncio por medo de humilhação pública, essa turista estrangeira informou imediatamente o abuso que sofreu no transporte público no coração de Copacabana, um dos bairros mais famosos do Rio. Quase imediatamente centenas de mulheres denunciaram sofrer o mesmo abuso. Só no Rio de Janeiro a media diária de estupros era de 12.

O estupro é também o crime que tem aumentado nos últimos meses em São Paulo, com um aumento de 9% nos últimos meses. As autoridades da cidade desenvolvem um plano para aumentar a segurança na cidade procurando uma solução. Nas cidades vizinhas da Grande São Paulo, a escalada desse tipo de violência foi ainda mais alarmante, com um aumento de 60% em relação ao mesmo ao ano passado.

O Ministério da Saúde disse que a alteração em 2009 do Código Penal fez as estatísticas de estupro aumentar, sem deixar de incentivar as mulheres a continuar denunciando estes ataques, normalmente cometidos por familiares ou pessoas próximas às vítimas. Com a mudança do Código Penal, as mulheres têm mais coragem de denunciar os ataques, se sentiram menos culpadas, e isso pode ser visto nas estatísticas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s