crimes virtuais 2Os crimes virtuais são aqueles em que estão empenhadas pessoas que infringem a lei, através de um computador.

Existe uma disciplina que realiza pesquisas, recolhimentos de informação, investigação e análise conhecida como computação forense. As informações ou traços do crime quando recolhidos corretamente podem se tornar evidência perfeitamente utilizável em um processo legal e até mesmo criminal.

Esta afirmação nos permite compreender que tudo o que acontece no equipamento informático de uma pessoa, empresa ou instituição, depois de detectar uma intrusão pode ajudar ou atrapalhar a acusação. Compreender as etapas necessárias antes de um ataque cibernético pode significar a diferença entre conseguir localizar o infrator e processá-lo, ou perder tudo por falta de provas ou elementos sem valor comprobatório. Às vezes, as forenses digitais podem ir de mãos dadas com a denuncia ou a demanda, no entanto, qualquer reação deve ser orientada por uma estratégia.

No caso de uma vulneração é importante que a vítima, seja um indivíduo ou uma empresa, entenda o custo resultante do ataque, não só para detectar e fechar o acesso não autorizado, mas na informação que poderia ter sido roubada e como isso pode afetar caso caia em mãos perigosas, informações tais como segredos comerciais, informações sobre patentes ou procedimentos confidenciais, informação médica ou financeira da vítima ou de terceiros.

Como denunciar?

A opção mais pratica é iniciar um procedimento judicial cível, porque desta forma você formaliza o delito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s