O primeiro que devemos saber é o que é o Black Friday?

Conhece-se como Black Friday, ou “Sexta-feira negra” o dia em que começa a temporada de compras natalinas nos Estados Unidos. Vem um dia após o dia de “Ação de Graças”, comemorado na quarta quinta-feira de novembro. Alguns atribuem o nome a este dia “Black Friday” ao tempo em que as empresas conseguem mudblack fridayar os números vermelhos para números pretos o que significa números positivos.

Outros, porém, dizem que a palavra “negro” tem sua origem em 19 de Novembro de 1975, quando o The New York Times usou pela primeira vez o epíteto aludindo à confusão do tráfego e do caos que ocorreu naquele ano na cidade devido a alguns comércios que fizeram os primeiros descontos no dia seguinte de “Ação de Graças”.

Em 2010, algumas empresas decidiram importar essa tradição americana para o Brasil, naquela época era só um dia de descontos de uns 10% em seus produtos. Mas hoje o fenômeno tomou conta do mercado e todos os comércios se aderiram a este “evento” oferecendo grandes descontos.

Baixo este contexto milhares de consumidores esperaram este dia para comprar o que gerou lucro para algumas empresas, mas por outro lado, muitas reclamações sobre os serviços prestados pelas mesmas.

Sem citar empresas, para ter uma noção a empresa X recebeu 216 queixas nos últimos 12 meses, mas só no Black Friday a mesma empresa recebeu 305 reclamações.

A nível geral, o consumidor reclamou da falta de clareza nas ofertas (não apresentavam todas as informação, ou as informações estavam escondidas) e na falta de estrutura do site, porque devido à quantidade de pessoas que entraram de forma simultânea, a velocidade era muito ruim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s