Se você foi demitido e é a primeira vez que acontece com você, você provavelmente não está ciente dos seus direitos nem os deveres com os quais deve cumprir com a empresa e vice versa. O melhor, uma vez que se comunique a notícia, é que você tome algum tempo para se acalmar os ânimos, procure informaçõdemitidoes sobre o seu caso e só depois disso retorne a empresa  ciente de que você conhece os direitos concedidos a você.

Com a demissão cessam as relações que o ligam você com o empregador, bem como as obrigações que ele  tem com você desde que você assinou no contrato.

As pessoas demitidas devem receber um certificado da empresa, juntamente com os documentos de contribuição, uma vez que estes documentos deverão ser apresentados quando você se candidate ao seguro desemprego.

O funcionário também receberá um documento que contém o acordo com o dinheiro que lhe deve a empresa, ou seja, o que é conhecido como liquidação. Junto com isso, você receberá ou deverá receber o salário correspondente ao mês ou até o dia que você trabalhou.

Indenização

A compensação é uma das consequências decorrentes da demissão. Mas nem todas as modalidades contam com este fator. Na verdade, nos casos em que o pedido de demissão do trabalhador acontece quando há acordo mútuo ocorre por alguma das razões refletidas na vigência do contrato ou julgamento inicialmente estabelecido. Neste caso o empregado não tem a possibilidade de receber uma indemnização. Um beneficio que está por fora de qualquer indemnização é o recebimento do 13º salário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s