Todos aqueles que estão interessados em adotar um adolescente ou uma criança no Brasil, são obrigados a começar os processos na Vara de Infância de Juventude da cidade onde os interessados residem. Mas o procedimento não é tão simples, os candidatos serão submetidos a avaliações e entrevistas das autoridades para conhecer a condição física, econômica, emocional e psicológica dos candidatos. Alem disso será preciso apresentar ADOCAOvários documentos.

Os candidatos a serem pais adotivos podem definir quais são as características da criança que deseja adotar, as características principais são o sexo, a idade, a procedência, e características físicas, como a cor da pele ou mesmo do cabelo. Hoje em dia, um processo de adoção no Brasil demora em média uns 12 meses para ser concluído. Mas esse tempo pode ser ainda mais, dependendo das características repassadas pelos adotantes.

O adotante que emitido o pedido, após a avaliação receberá uma habilitação que tem uma validade de dois anos, seja a decisão do juiz favorável ou não, e é válida para todo o território nacional. As informações principais que recebem os juízes são recolhidas das avaliações feitas pela Vara da Infância de Juventude, mas também pelo Ministério Público.

Supondo que o juiz teve a decisão favorável então o pretendente fica em uma fila de adoção até uma criança com o perfil ou com as características solicitadas, é encontrada. O Ministério Público entra em contato e envia o histórico da criança para o adotante a fim que ele estude e avalie. Se os adotantes mostram interesse e antes da adoção definitiva, é possível manter um contato com a criança durante passeios, visitas, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s