Crime eleitoral, você sabe o que é o como denunciar? A grande maioria da população desconhece deste dir3907_1eito tão importante para a democracia, mas em especial para os tempos de eleições.

Quem nunca escutou: “Na hora da eleição vale tudo”? Na verdade não é bem assim. Os candidatos devem estar atentos com certas práticas tais como a compra de votos, o uso indevido dos meios de comunicação e boca de urna todas estas práticas são consideradas crime eleitoral e podem levar a cassação do político. Por isso o eleitor deve prestar atenção e fiscalizar qualquer tipo de irregularidade e denunciar.

Compra de votos

A compra de votos é um dos crimes eleitorais mais comuns. O problema é que segundo a lei o voto não tem nenhum tipo de valor comercial nem pode ser um objeto comercial.

Como denunciar?

1 – Aquele cidadão que está vendo alguma irregularidade referente a algum político, o que deve fazer é registrar seja com fotos ou através da gravação de um vídeo ou de áudio a irregularidade, para ter uma prova eficiente do ato ilícito.

2 – Tendo a prova, o cidadão deve procurar o juiz eleitoral da comarca ou ministério público eleitoral ou mesmo uma delegacia da policia federal.

Um fator importante é que se o cidadão que fez a denuncia e não pode comprovar a mesma é passível de responder pelo crime de falsidade ideológica.

O político cassado perde o registro de candidatura, fica impedido de concorrer à eleição, em caso de eleito não pode assumir o cargo e dependo da gravidade da denuncia pode até estar sujeito á prisão temporária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s