São muito frequentes as dúvidas existentes sobre esta temática. Aqui vamos responder as três principais. De todas as formas procure a acessória de um profissional.images (10)

1 – Para fazer a chamada declaração de espólio inicial, que informações ou documentos eu preciso?

Resposta: Para realizar uma declaração de espólio inicial, é preciso comprovantes de rendimentos, declarações de bens, recibos de despesas, isto é, toda aquela informação que de forma convencional você usa para declarar o imposto de renda.

2 – Tenho três irmãs e no caso de que meu pai ou mãe tenha morrido e deixado todo seguro de vida na minha conta, como deveria se efetuar a declaração de renda?

Resposta: Primeiro, é preciso dividir o dinheiro de forma proporcional para cada indivíduo. Cada um deve declarar a parte da herança que lhe foi dada, no item 02 dos “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Lembre-se de informar na declaração os “Bens e Direitos” que deve ser discriminado com o nome e CPF de cada irmão.

3 – Meu pai faleceu em Agosto de 2013 como sou a única filha ganhei toda a herança em novembro 2013. O problema é que eu nunca fiz o imposto de renda porque não tenho outra renda, eu sempre justifiquei. Neste caso é preciso declarar este ano? Porque não tenho nenhum comprovante deste recebimento a não ser o bancário.

Resposta: Se os valores que você recebeu ultrapassam os R$ 22.487,25, então é preciso fazer uma entrega da Declaração do Ajuste Anual. Pelo contrário não é preciso tomar nenhuma atitude.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s