images (4)Dentro do direito existem vários ramos, e um deles é o direito ambiental. Direito que é um dos mais recentes, porque surge no ultimo quarto do século XX a causa dos danos que o ser humano estava provocando de forma voluntaria e involuntária ao meio ambiente. À medida que os danos foram crescendo e que estes foram comprovados por métodos científicos, crio-se um conjunto de leis e regulamentos para controlar os danos.

Então, podemos definir este direito como: O direito que se encarrega de estabelecer todas as legislações, regulamentos e controles com o fim de conservar e preservar o meio ambiente, considerado vital para a saúde do ser humano e de toda vida orgânica.

No mundo de hoje, estamos vivendo um capitalismo sem limites, o ser humano está em um ponto de egoísmo que não consegui enxergar mais além de que seus desejos pessoais. Isto faz com  que grandes empresas acabem com florestas, matem animais ou contaminem todo um rio, a causa de um pouco mais de dinheiro. O direito ambiental luta exatamente contra este principio.

Mas quais são as tarefas do direito ambiental?

1 – Consagrar e definir o conteúdo jurídico do direito para um ambiente adequado para viver.

2 – Definir quais ações o u relações são consideradas juridicamente como geradores de impacto negativo sobre o ambiente.

3 – Instituir e desenvolver os instrumentos jurídicos que permitam alcançar os objetivos ambientais estabelecidos, incluindo as punições jurídicas dos atores tanto publico como privado.

4 – Criar instrumentos para a educação e reprodução de todas as leis do direito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s