descarga (3)O Brasil tem crescido de forma constante na sua economia nestes últimos anos. Cifras favoráveis fazem do Brasil um país que se encaminha a ser uma das potências mundiais.

Algumas cifras.

  • Mortalidade materna: Em 1990 os números eram de 120 por 100 mil. Hoje é de 56 por 100 mil, mais de um 50% a menos.
  • Mortalidade infantil: Foi reduzida de 70 para 20 de cada 1000 nascimentos.
  • Taxa de fertilidade: Em 1960 a media de filhos por mulher era de 6,15. Hoje a média é de 1,8.

Mas existem contradições, porque apesar do crescimento, o Brasil ainda precisa caminhar bastante para chegar a ser uma potência.

Um dos principais problemas esta relacionado à gravidez adolescente. A cada dia aparecem novos casos de meninas menores de 15 anos grávidas, e em casos de mulheres entre 15-19 de 1000, 77 são mães.

A questão consiste no problema familiar que gera isto. A menina que deveria estar no começo de um processo de amadurecimento, já tem uma grande responsabilidade. Isso causa outros diversos problemas a nível social. E o maior exemplo é o fato da perda de oportunidades tanto profissional como educativa.

O governo está trabalhando para aumentar estas possibilidades, mas lamentavelmente hoje não existem muitas leis que ajudem a mulheres nesta situação.

As propostas mais frequentes estão baseadas em, aumentar o acesso à informação para a educação sexual, com campanhas de publicidade (não no sentido tradicional da publicidade que é aquela que só se faz a traves da mídia, mas um no sentido mais amplo, a traves de serviços públicos etc.) e aumentar o orçamento para o apoio de ONG ou igrejas que possam apoiar as mulheres.

Anúncios

Uma resposta »

  1. […] (Conselho Nacional de justiça) faz dois anos editou uma norma que agiliza e facilita o processo de reconhecimento da paternidade no Brasil. Agora esse processo tem menos passos burocráticos e mais acessibilidade para o povo em […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s