A psicologia e o direito tem um mesmo ponto de interesse, que é o comportamento humano. Comportamento que está diretamente ligado com a sociedade e o fato de viver em comunidades. Uma das cipsicologiapenitenciariaências (a psicologia) procura esse fim através de entender o comportamento humano, e o direito leis para a melhor a convivência.

“A Psicologia, por um lado, procurando compreender e explicar o comportamento humano, e o Direito, por outro, possuindo um conjunto de preocupações sobre como regular e prever determinados tipos de comportamento, com o objetivo de estabelecer um contrato social de convivência comunitária (JESUS, 2001, p. 34).”

O nosso sistema prisional, tem diversos problemas, citando alguns como a ociosidade do recluso, a superpopulação, os privilégios e a corrupção nas prisões que gera organizações criminosas, e a Saúde penitenciária, podem entender que na maioria dos casos os prisioneiros precisam uma ajuda profissional, e é a psicologia quem pode dar essa ajuda.

Ajuda em que aspectos?

É comprovado, que as intervenções psicologias trazem uma redução nos tratamentos farmacológicos. Então esses problemas de saúde causados pelo abuso de álcool, tabaco ou qualquer outra doença causada pela falta de higiene na prisão, podem ser tratadas com o psicólogo, não que ele tenha a cura, mas sim ajuda na recuperação e prevenção.

Por causa grande tempo de ociosidade o prisioneiro pode cometer grandes erros. A psicologia tenta aproveitar melhor esse tempo, dando um sentido a sua intervenção.

Hoje no Brasil, existem prisões com certo atendimento psicológico, mas sem dúvidas com uma maior destinação de recursos para esta área, estes benefícios poderiam estar mais bem distribuídos por muitas mais prisões do nosso país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s